CGE irá implantar sistema informatizado de controle interno

CGE irá implantar sistema informatizado de controle interno

Para Rosa Tenório, o procedimento dará rapidez e economia de tempo aos atos e promoverá uma melhoria do consumo e dos custos com papel, combustível e material de escritório.

Kátia Vasco

 

A controladora geral do Estado, Rosa Tenório, determinou à CGE prioridade para a digitalização e informatização dos processos de auditagem e controle financeiro realizados junto aos órgãos do governo estadual. Para isso, como primeira medida encaminhou, a toda a administração direta e indireta, um oficio circular solicitando que os contratos e outros acordos administrativos sejam encaminhados à CGE por meio magnético, em substituição ao papel. Os documentos ficarão armazenados em site interno da CGE para acesso dos auditores do órgão, em qualquer parte do Estado, por meio de senha própria. A determinação acompanha uma tendência do governo de Alagoas por digitalização e sistematização de documentos públicos oficiais.

Para Rosa Tenório, o procedimento dará rapidez e economia de tempo aos atos e promoverá uma melhoria do consumo e dos custos com papel, combustível e material de escritório. A CGE está buscando parcerias com órgãos públicos em Alagoas e fora do Estado que já desenvolveram sistemas de controle e acompanhamentos informatizados de processos com o objetivo de implantar um adequado a Alagoas. “Vamos implantar um sistema informatizado de controle e fiscalização, para que possamos ganhar celeridade e tentarmos chegar a, se não evitar o erro, que seria a nossa função primordial, a nossa função mais importante, chegar com uma distância muito pequena do erro”, destacou.

Sicap

Nesta perspectiva, a Controladora já anunciou interesse em renovar ou assinar Termos de Cooperação Técnica com a rede de órgãos de controle estaduais e federais, a exemplo do que já existia com a Controladoria Geral da União (CGU) no primeiro mandato do governador Teotonio Vilela Filho. Rosa Tenório deseja estender a cooperação técnica a órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).  

No caso específico do Tribunal de Contas, a Controladoria participou esta semana, a convite do TCE, do encontro entre o órgão e gestores municipais para apresentação do Sistema Integrado de Controle de Auditoria Pública (Sicap), adotado no Tribunal para monitoramento e controle de prefeituras e municípios alagoanos. Participaram da apresentação a Superintendente de Controle Financeiro, Maria Pedro Azevedo Madeira de Abreu e a Diretora de Contratos e Convênios, Fleurange Gusmão Agra Costa.

“É de nosso interesse conhecer este sistema, averiguar como ele funciona, até porque esse governo tem descentralizado ações, tem co-financiado os municípios, através de convênios, e essa parceria com o Tribunal de Contas do Estado pode facilitar bastante no acompanhamento da execução desses convênios com os municípios”, exemplificou.

Esta diretriz, avalia Rosa Tenório, irá desburocratizar e otimizar processos por meio de um sistema de banco de dados que visa a aceleração nos trâmites dos procedimentos administrativos, em sintonia com todos os órgãos de controle externo e interno no país. “Com este sistema esperamos contribuir para a meta deste governo, que é o desenvolvimento do Estado de Alagoas e que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e com eficácia pelo bem do cidadão alagoano”, afirmou.