Identidade Institucional

A Controladoria Interna é unidade técnica de controle interno, chefiada por um Gerente, responsável pelo assessoramento aos Conselhos Superiores e à Reitoria, tendo por finalidade examinar a priori, concomitantemente ou a posteriori, os atos e fatos administrativos de toda a Universidade.

A Controladoria Interna é de natureza tanto financeira quanto operacional e compreende exame, pesquisa, investigação, análise, avaliação e crítica de atos, fatos, papéis, registros, procedimentos, ocorrências e situações, com a finalidade de atestar sua legitimidade, exatidão, conveniência, oportunidade, conformidade em normas expressas ou padrões recomendáveis, nas áreas econômica, financeira, contábil e administrativa.

Ao contrário do gestor da iniciativa privada, que pode fazer tudo que a lei não o proíbe, o gestor público deve fazer somente o que a lei lhe permite. Isto, muitas vezes, ocasiona grandes problemas para o gestor público, pois a sociedade cobra resultados, e este, muitas vezes, por desconhecimento total ou parcial da legislação acaba cometendo irregularidades involuntárias, que só são descobertas pelo controle externo. Como consequência, este é responsabilizado pelos seus atos, tendo que arcar com as penalidades previstas na lei vigente.

Grande parte dos órgãos públicos não vê a necessidade de ter um departamento de auditoria preventiva, o que chamamos de controle interno, pois de modo geral, cada setor controla seus atos por ações isoladas. Podemos dizer que tal prática torna-se um grande gargalo nos órgãos, pois normalmente o responsável pelo departamento, não consegue averiguar seus próprios erros, nem tão pouco relacioná-los com a organização como um todo.

Negócio

O Controle Interno da Administração e Gestão dos Recursos Públicos destinados à UNCISAL.

Missão

Assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade.

Visão

Ser instituição de excelência no controle e contribuir para o aperfeiçoamento da gestão da UNCISAL.

Valores

I. Experiência;
II. Perspicácia;
III. Confiabilidade;
IV. Habilidade;
V. Unidade;
VI. Impessoalidade.

Características do Controle

Em uma perspectiva limitada, o controle mede resultados, baseados em análise de desvios e geração de relatórios. Vendo por uma perspectiva ampla, o controle é aquele que desenvolve uma consciência estratégica, voltada para o principio do aperfeiçoamento continuo.
A Auditoria Interna pode ser considerada a ação protuberante do Controle Interno, uma vez que esta tem como objetivo, supervisionar, normatizar, recomendar, fiscalizar, e avaliar o grau de confiabilidade dos procedimentos da instituição.

Função

A Controladoria Interna tem por funções:

a) Resguardar a integridade dos controles, atos e fatos administrativos relativos à gestão e às contas da Universidade, com relação aos aspectos contábeis, orçamentários, financeiros, patrimoniais, de gestão de pessoal, de suprimentos e administrativos em geral;
b) O planejamento e a execução das atividades de auditoria e controladoria contábil, operacional e de programas a nível interno;
c) O desenvolvimento e a proposição de novos instrumentos e mecanismos de trabalho que possam racionalizar e tornar mais efetiva a atividade de auditoria e controladoria;
d) O fornecimento, à Reitoria, de informações gerenciais relativas ao desempenho da instituição de modo a subsidiar sua ação;
e) O assessoramento aos Conselhos Superiores em assuntos de sua alçada;
f) A proposição de alterações ou aperfeiçoamento dos procedimentos de controle existentes;
g) A proposição de novos procedimentos de controle;
h) O desempenho de outras atividades correlatas.