Controle Interno como Ferramenta Fundamental – João F. Ramos

O controle interno é como uma ferramenta fundamental para assegurar a fidedignidade e integridade dos registros e demonstrações contábeis. Sua utilização torna-se indispensável para a segurança da empresa e também para resguardar o administrador na sua tomada de decisões.

 Para o estabelecimento de metas e objetivos, as empresas adotam ações que aumentam a probabilidade de que estas sejam alcançadas, com isto, chega-se ao entendimento sobre controle interno, que abrange a alta administração e os níveis gerenciais apropriados.

A elaboração de controles internos serve para evitar o abuso de poder, o erro, a fraude e principalmente, a ineficiência, são fundamentais para que as entidades resguardem os seus ativos, assegurem a fidelidade e integridade dos registros, demonstrações, informações e relatórios contábeis, conheçam efetivamente a realidade da entidade, estabeleçam e conheçam quais os seus compromissos com a gestão, orientem e estimulem a organização estrutural e funcional, comuniquem as diretrizes administrativas, onde o controle interno serve como facilitador para o trabalho do auditor.

 Demonstra os objetivos de controle interno dentro da empresa, trazendo como forma de prevenir erros e irregularidades os princípios que regem o controle interno. Analisa a classificação entre as fases de controle interno conforme diversos autores, e a divergência que ocorre nesta classificação.

O controle interno aborda a segregação de responsabilidades para se obter um controle interno eficaz, sua abrangência nos níveis estratégico, tático e operacional, assim como a inserção do controle interno em cada um destes níveis.

Institui a contabilidade como ferramenta de controle e a importância de dados confiáveis para se extrair da contabilidade informações que retratem de forma clara a situação patrimonial e administrativa da entidade.

 Por fim, trata o sistema de controle interno e os colaboradores, dando ênfase para que o controle de coisas só se dará através de um controle adequado das pessoas.

 

 

João F. Ramos é Contador, Gerente de RH, Coordenador Técnico dos sites www.maph.com.br e www.portaldeauditoria.com.br e autor da obras Participação nos Lucros ou Resultados, Auxiliar de Departamento Pessoal e Manual do Auxiliar de Contabilidade, Manual de Rotinas Financeiras Empresariais, Manual de Escrituração Fiscal, Contrato de Trabalho.